Cursos e Palestras 3 anos atrás | Redação

Bob Wolfenson: Uma carreira que transformou o cenário retratista do Brasil

Fotógrafo estará na SuperQuarta falando sobre suas experiências em mais de 40 anos de carreira

por Revista FHOX

Bob-WolfensonBob Wolfenson é considerado um dos expoentes da fotografia brasileira. Conhecido por diversos segmentos, entre eles os retratos e a moda, o profissional tem mais de 40 anos de carreira, dentro e fora do país e estará na Fotografar 2017 para contar um pouquinho de suas histórias.

A fotografia para Bob, na sua infância e juventude, era apenas um passatempo. Suas aspirações futuras, na época, percorriam o campo das ciências sociais e trabalhar com imagens não era parte dos seus planos e nem de suas vontades.

Aos 16 anos, porém, recebeu a oportunidade de trabalhar em um estúdio fotográfico da Editora Abril e acabou aceitando o emprego. A partir daí, ele não parou mais. Foi para Nova Iorque trabalhar como assistente do Bill King nos anos 80 e uma década depois já era considerado um dos maiores fotógrafos de moda da América Latina.

Bob Wolfenson acredita que os resultados do seu trabalho e das suas escolhas fotográficas originam-se de seu repertório. Ao falar de retratos, cita Roland Barthes e a contribuição do autor para o entendimento da prática: “ A foto retrato é um campo cerrado de força. Quatro imaginários aí se cruzam, aí se afrontam, aí se deformam. Diante da objetiva, sou ao mesmo tempo: aquele que eu me julgo, aquele que o fotógrafo me julga e aquele de que ele se serve para exibir a sua arte.”

O fotógrafo estará presente na Super Quarta, 29 de Março, para falar sobre suas experiências. Também ministrará um Workshop Masterclass no dia 27 de Março e para comprar o seu passaporte, basta clicar aqui.