Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Bob Sousa ministra curso sobre o lugar da fotografia na cena teatral paulistana

[media-credit name=”Liu zishan” align=”alignleft” width=”800″]teatro-'[/media-credit]

O fotógrafo Bob Sousa ministra o curso O lugar da fotografia na cena teatral paulistana, no período de 11 de outubro a 8 de novembro, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. O objetivo do curso é criar um espaço de investigação e reflexão sobre o lugar da fotografia e o olhar do fotógrafo sobre os palcos paulistanos.

Programação do curso

11/10 – O sujeito das imagens
Reflexões sobre a busca de lugar, e dos recursos oferecidos pelo equipamento mecânico (obturador, diafragma e lentes objetivas) e sobre a figura do fotógrafo, que idealiza e elabora discursos poéticos e políticos.

18/10 – Fotografia e memória
Adotando como memória individual o imaginário do fotógrafo e dos artistas retratados, e como memória coletiva o entrelaçamento de lembranças, ocorrido entre ambos, será possível tecer uma trama de quase um século de história do teatro brasileiro, a partir da interação entre as memórias coletivas e individuais concebidas nos palcos.

25/10 – As práxis do fazer fotográfico
Os modos de ver a cena a partir de três propostas de encenação: a caixa preta (imagens de espetáculos apresentados em espaços fechados – palco italiano), a rua (com imagens de espetáculos apresentados em espaços públicos abertos – ruas e praças) e os espaços híbridos (casas, igrejas, porões e edifícios).

29/10 – A construção da narrativa visual
Neste encontro será realizada uma saída fotográfica, voltada para a captação de imagens de um espetáculo teatral.

8/11- Análise e crítica das narrativas visuais
O encontro final será dedicado à análise e reflexão sobre as imagens captadas a partir da saída fotográfica.

Sobre Bob Sousa

É fotógrafo de teatro, crítico de arte da APCA e mestre em Artes pelo IA-Unesp. Autor de Retratos do Teatro (Ed. Unesp), colunista na Revista Cult e no portal da SP Escola de Teatro.