Cursos e Palestras 2 anos atrás | Redação

Curso estimula jovens a refletir sobre uso imagético nas redes sociais

“O Jovem Aparelhado: a fotografia na era das redes” aborda a ética e a estética visuais e estimula um olhar crítico sobre a profusão de imagens nos tempos atuais

por Revista FHOX

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) promove, de 16 de setembro a 28 de outubro, um curso inédito que convida jovens a refletir sobre o uso das imagens nas redes sociais. Intitulado “O Jovem Emparelhado: a fotografia na era das redes”, o programa estimula os novos agentes midiáticos – qualquer um que tenha um smartphone e perfil em rede social – a uma visão crítica sobre a profusão imagética que inunda os meios digitais.

Young girl using smart phone,Social media concept.SonerCdem

O curso será ministrado pela fotógrafa Roberta Dabdab, com mais de 20 anos de carreira e uma vasta produção no fotojornalismo, na publicidade e nas artes. Criadora do projeto, Roberta idealizou o projeto ao longo de pesquisas acadêmicas e uma longa experiência com trabalho visual. Observando a relação da nova geração com as imagens, ela constatou que os jovens, durante a sua educação básica, não são instruídos a compreender as possibilidades e os significados da comunicação visual. Por isso, o curso propõe uma espécie de alfabetização nesse sentido.

>> Em São Paulo, workshop de fotografia Wedding Adventure X4
>> Reuters lança programa de bolsas para formar próxima geração de fotojornalistas
>> Os fantásticos números da fotografia com smartphone

O público-alvo são jovens de 14 a 20 anos, pertencentes à Geração Z, aquela que nasceu sob o advento da internet e do boom tecnológico. “Os jovens têm a linguagem visual nas mãos, mas não sabem muito bem como utilizá-la”, explica Roberta, que já promoveu o tema em oficinas realizadas no Senac, na Unibes, dentro do projeto Códigos Urbanos, e em escolas municipais de São Paulo.

Apple iPhone5s in a mug showing its screen with Snapchat logo.

Dividido em seis módulos, o curso traz uma série de conteúdos relacionados à ética e à estética das imagens. A programação conta com apresentações dos movimentos estéticos desde o advento da fotografia, de escolas filosóficas que refletem a ideia da representação – como Platão e o Mito das Cavernas –, mas, principalmente, traz o conhecimento sobre a produção visual de hoje: manipulada, que vende um mundo idealizado da realidade.

As inscrições podem ser feitas pelo site.

Serviço

O que
O Jovem Emparelhado: a fotografia na era das redes
Quanto
Público externo: 5 parcelas de R$166,00 | Aluno, Ex-Aluno, Funcionário e Professor: 5 parcelas de R$149,40
Onde

R. Alagoas,903, Higienópolis – São Paulo/SP

 

Quando

De 16 de setembro a 28 de outubro de 2017
Das 10h às 13h

As informações acima são de responsabilidade do estabelecimento e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.