Concursos 1 mês atrás | Thalita Monte Santo

Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia abre inscrições

uma ação de reconhecimento e promoção da produção cultural no campo da fotografia cearense e brasileira

por Revista FHOX

Atenção fotógrafos cearenses! Até o dia 11 de fevereiro, estão abertas as inscrições para o Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia, que é uma ação de reconhecimento e promoção da produção cultural no campo da fotografia cearense e brasileira.

A iniciativa busca estimular processos e ciclos de criação, produção, difusão, pesquisa e formação no campo da fotografia contemporânea. O Prêmio é também uma homenagem ao fotógrafo brasileiro Chico Albuquerque (1917-2000), que nasceu no Ceará e tornou-se pioneiro na fotografia publicitária no País. Além de ser um dos artistas mais inovadores de sua geração.

Prêmio Chico Albuquerque

Ao longo de uma trajetória de 68 anos dedicados à imagem, Chico Albuquerque  consagrou-se como retratista de personalidades que marcaram a história brasileira. Dentre seus principais trabalhos, destaca-se o ensaio Mucuripe (1952) que retrata o cotidiano de jangadeiros do litoral cearense, revelando a profunda relação desses homens com o mar.

Leia também: O seu álbum de casamento é o melhor do Brasil? Participe do 8º Wedding Best

O Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia é realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, e tem o intuito de reconhecer e premiar o trabalho de fotógrafos cearenses. Entretanto, é voltado para todo o território brasileiro, mas tem por um dos seus objetivos posicionar o Ceará como estado de referência no âmbito das políticas públicas para o desenvolvimento da fotografia brasileira contemporânea.

Saiba mais aqui

Contato sobre o Edital

Email: premiochicoalbuquerque@secult.ce.gov.br

Telefones: (85) 3101.6740 (dúvidas sobre o Edital CODAC) e (85) 3101-6737 (dúvidas sobre o Mapa Cultural do Ceará) Horário de atendimento: dias úteis, das 9h às 17h