Concursos 8 meses atrás | Redação

Getty Images e ARRAY lançam programa de subsídio para apoiar histórias visuais de comunidades e culturas com pouca representação

por Revista FHOX
Rep.

A Getty Images, líder mundial em comunicação visual, em parceria com a ARRAY Alliance, coletivo criativo fundado por Ava DuVernay para ampliar o trabalho de mulheres e diretores negros, anuncia hoje o lançamento do primeiro Getty Images ARRAY Grant, aberto a cineastas e fotógrafos de todo o mundo que estão usando suas formas de arte para criar histórias visuais diversas e inclusivas.

Quatro subsídios de cinco mil dólares, totalizando 20 mil dólares, serão concedidos a dois fotógrafos e dois cineastas que capturam a narrativa visual de comunidades étnicas sub-representadas, como África, Caribe, Sul da Ásia, árabes, indígenas ou latinos, por exemplo, e usam seu trabalho para fazer a representação visual progredir. Além da remuneração financeira, os beneficiários também receberão suporte e orientação da Getty Images e da ARRAY.

Os vencedores serão selecionados com base nos projetos enviados, com foco na qualidade de sua cinematografia, habilidades fotográficas e como seu trabalho é usado para impulsionar a autenticidade e a inclusão.

“A missão da Getty Images é mover o mundo com imagens”, afirma Andy Saunders, vice-presidente sênior de conteúdo criativo da empresa. “Nossas percepções do que é possível são muitas vezes moldadas pelo que vemos, e imagens e filmes desempenham um papel poderoso na luta contra estereótipos e no empoderamento das comunidades para se sentirem representadas na sociedade.” Saunders completa: “Estamos entusiasmados em expandir nosso programa de subsídios – ainda mais com uma organização honrada e comprometida como a ARRAY, que já fez muito para ampliar as vozes e garantir uma indústria criativa mais inclusiva e justa”.

“Nós da ARRAY estamos orgulhosos de colaborar com a Getty Images para identificar e ampliar o trabalho de criadores de imagens excepcionais e sub-representados por meio desta iniciativa”, diz DuVernay. “Nossa missão é mudar o olhar dominante e criar uma nova normalidade quando se trata das vozes e da visão de artistas de todos os tipos, e temos o prazer de unir forças com a Getty Images nesse esforço”, complementa.

“Nossa organização foi fundada para defender uma maior inclusão nos campos criativos e estamos entusiasmados com a parceria com uma instituição venerável como a Getty Images”, salienta o diretor executivo da ARRAY, Maori Karmael Holmes.

As inscrições serão julgadas por uma equipe de prestígio, incluindo: Kira Kelly, diretora; Atsushi (Jima) Nishijima, fotógrafo de cinema; Marc Baptiste, fotógrafo;  MFon: Women Photographers of the African Diaspora; Laylah AmatullahBarrayn, fundadora e editora-chefe; Adama Delphine Fawundu, fundadora e editora-chefe; e Ramona Rosales, fotógrafa.

O Getty Images ARRAY Grant faz parte do programa de subsídios da empresa, que desde sua criação doou mais de 1,6 milhão de dólares para fotógrafos de todo o mundo.

A ARRAY, fundada pela premiada diretora Ava DuVernay, abriu as portas para a indústria cinematográfica desde 2010, promovendo um recurso coletivo para amplificar filmes de mulheres e negros, globalmente.

As inscrições serão aceitas até sexta-feira, 8 de junho, às 23h59. Os participantes podem se inscrever online em http://wherewestand.gettyimages.com/grants/.