Concursos 3 anos atrás | Redação

Concurso de Fotografia Andrei Stenin apresenta júri de 2017

O Andrei Stenin tem por objetivo apoiar jovens fotógrafos e atrair a atenção pública para as tarefas do fotojornalismo contemporâneo

por Revista FHOX

O site do Concurso internacional Andrei Stenin publicou a lista completa dos membros do júri do concurso organizado pela Agência Internacional de Notícias Sputnik. O júri é composto por representantes de renome da comunidade fotográfica russa e mundial, entre os quais: o diretor fotográfico da revista Stern, Andreas Trampe; o redator fotográfico do grupo midiático Independent Media, Ian Landsberg; a diretora artística do festival internacional Cortona on the Move (Itália), Arianna Rinaldo; a curadora-chefe e fundadora do Centro de Fotografia Irmãos Lumière, Natalia Grigorieva-Litvinskaya; o foto correspondente da Sputnik, laureado do concurso World Press Photo, Vladimir Pesnya; o presidente do jornal chinês Xinmin Evening News e gerente da seção de jornais e mídia digital do Grupo Midiático Unido de Xangai, Chen Qiwei; e a redatora fotográfica, professora de fotografia da Escola de Artes Visuais de Moscou, Varvara Gladkaya.

Andrei-Stenin-5Darya Isaeva

As inscrições estão abertas no site até 22 de março de 2017. A cerimônia de condecoração dos vencedores e a inauguração da exposição fotográfica estão previstas para 14 de setembro de 2017, em Moscou. Esta é uma plataforma para jovens fotógrafos, sensíveis, talentosos e abertos à novidade, na qual eles atraem a nossa atenção para as pessoas e para acontecimentos que ocorrem ao nosso redor.

Andrei-Stenin-1Aleksei Malgavko

O concurso é aberto para participantes com idade entre 18 e 34 anos, sendo o único concurso internacional de fotografia na Rússia que dá a conhecer novos nomes e apoia os jovens profissionais. Em 2017, os participantes concorrem em quatro categorias: “Notícias Principais”, “Esporte”, “Meu Planeta” e “Retrato: Herói dos Nossos Tempos”. Após a votação, o júri outorgará três prêmios em cada categoria; e também haverá um Grande Prêmio.

Andrei-Stenin-4Dmitry Tkachuk
Em 2016:

Em 2016, o concurso reuniu 6.000 trabalhos de 71 países do mundo. Os trabalhos dos vencedores foram apresentados em salas de exposição e festivais em Moscou, Istambul, Cidade do Cabo, Xangai, Pequim, Cairo, Roma, Maribor e Lubliana. O Grande Prêmio do concurso em 2016 foi atribuído ao fotógrafo italiano Danilo Garcia Di Meo pela sua série fotográfica sobre a menina paralítica Letizia. A história conquistou o júri, e, em resultado, a heroína da foto série pôde realizar a primeira viagem internacional na sua vida, tendo visitado a Rússia para contar a sua história e inspirar muitas pessoas com percursos de vida semelhantes.

Andrei-Stenin-2Oleg Ponomaryov
Andrei-Stenin-6Konstantin Chalabov
Andrei-Stenin-7Matic Zorman