Concursos 2 anos atrás | Redação

Concursos fotográficos em diversas modalidades abrem inscrições

Fotografias de esportes radicais e natureza estão na lista, confira!

por Revista FHOX
Concursos fotográficos para o primeiro semestre de 2016. Créditos: Shutterstock.
Concursos fotográficos para o primeiro semestre de 2016. Créditos: Shutterstock.

Os concursos divulgados ao longo do ano favorecem a ampliação de portfólio e ainda possibilita que o participante leve uma boa quantia em dinheiro para iniciar projetos na área da fotografia.

Acompanhe algumas premiações fotográficas do primeiro semestre:

O Red Bull Illume propõe o desafio a fotógrafos do mundo todo: clicar as imagens mais criativas de esportes de ação.

Com origem em 2007, o concurso acontece a cada três anos, dando espaço aos melhores fotógrafos sejam eles amadores ou profissionais. Os interessados podem enviar suas fotos até 31 de março para concorrer aos prêmios e fazer parte do tour mundial do Red Bull Illume Exhibit.

Como participar

Cada candidato pode concorrer com até cinco imagens em cada uma das 11 categorias, incluindo a nova: Mobile, que abrange imagens feitas com celular. Quando encerrar o período de inscrições, o material será avaliado por time internacional de 50 editores de fotografia de grandes publicações.

Dois brasileiros compõem o time de jurados do concurso. Fabio Marra, editor de fotografia da Folha de S. Paulo, e Wiland Pinsdorf, diretor e dono da produtora de filmes Canvas 24p. Eles selecionarão as 55 melhores fotos, incluindo os 11 vencedores de cada categoria e um vencedor geral.

As imagens finalistas serão divulgadas na cerimônia de premiação do Red Bull Illume, realizada no segundo semestre de 2016. Mais informações sobre os juízes, prêmios, regras e categorias acesse o site da organização do concurso.

O concurso fotográfico internacional Leica Oskar Barnack Award chega a 36ª edição, continua voltado apenas para fotógrafos profissionais e traz um total de prêmios de 80 mil euros (em média R$ 350 mil).

O vencedor na categoria principal receberá um prêmio em dinheiro de 25 mil euros e uma Leica M-System (câmera e lente). O prêmio “Newcomer Award”, para fotógrafos de até 25 anos, premiará com o valor de 10 mil euros e uma câmera Leica rangefinder.

Como participar

As inscrições iniciam a partir 1 de março de 2016 e fotógrafos interessados devem se inscrever pelo site até 15 de Abril de 2016. O tema escolhido este ano é “O homem e o meio ambiente” e as fotos devem ter sido produzidas entre 2015 e 2016. Confira os termos e condições no site do concurso.

O concurso Leica Oskar Barnack também incluirá prêmio do público, com o vencedor sendo escolhido por votação on-line no site i shot it, plataforma para competições fotográficas. O vencedor nesta categoria receberá um prêmio em dinheiro de 2.500 euros. Haverá ainda um sorteio de prêmios da Leica realizado para todos aqueles que participaram no processo de votação on-line.

Notícias relacionadas