Conheça o Mercado FHOX! O marketplace especializado no mercado de fotografia e imagem!


Centenário de nascimento de German Lorca ganha destaque no site do Itaú Cultural

Nascido em 28 maio de 1922, ano da realização da Semana de Arte Moderna, o fotógrafo eternizou São Paulo em imagens por mais de 70 de seus 98 anos de vida. Para exaltar essa data e o legado deixado por ele, o site reúne as suas participações em atividades no Itaú Cultural e homenagens que a instituição lhe prestou, como a mostra retrospectiva German Lorca: mosaico do tempo, 70 anos de fotografia

No sábado, dia 28, German Lorca completaria 100 anos de nascimento, em São Paulo. 

A data e o legado que ele deixou até a sua morte no ano passado, também em um mês de maio, não passam indiferentes no Itaú Cultural. Para marcar e celebrar este dia, o seu site reúne e destaca desde a homenagem que lhe foi feita com uma exposição dedicada à sua obra, até matérias ali publicadas sobre ele e outra mostra que exibiu imagens suas em coletiva organizada pela instituição sobre fotografia modernista na plataforma Google&Arts. Ainda, a contribuição do próprio fotógrafo com depoimento a respeito de seu trabalho e o verbete de Lorca na Enciclopédia (encontre todos os links, mais abaixo).

O fotógrafo chegou ao mundo em 1922, enquanto se engendrava o modernismo no Brasil. Passadas menos de três décadas, já como membro do Foto Cine Clube Bandeirante, conhecido por trazer a modernidade para a fotografia brasileira, tornou-se um dos mais importantes leitores da cidade, imortalizando em imagens os seus hábitos, costumes e transformações. Marcando sete décadas dessa atuação, em 2018 o Itaú Cultural realizou a mostra German Lorca: mosaico do tempo, 70 anos de fotografia. Com curadoria de Rubens Fernandes Junior apresentou a sua trajetória sintetizada em mais de 150 imagens, além de séries e ensaios fotográficos, autorretratos, projeções, objetos e premiações.

Complementando esta mostra e em sinergia com o público, a instituição reuniu participantes inscritos para uma saída fotográfica e propôs a eles que fotografassem as pessoas e as paisagens da cidade. O resultado foi publicado no site e volta a ser disponibilizado. Ali também foi publicado, na ocasião, artigo do jornalista Cassiano Viana sobre o amor de Lorca pela fotografia.

Nesse mesmo espaço virtual e na página de YouTube do Itau Cultural, é possível, ainda, acompanhar um depoimento do fotógrafo, colhido em 2014 pela equipe da instituição. Nele, Lorca fala sobre o próprio processo criativo e a participação no Foto Cine Clube Bandeirante. O seu trabalho também foi exibido, junto ao de outros artistas, na exposição virtual Fotografia modernista brasileira, organizada pela instituição no Google&Arts – plataforma que reúne coleções arte de vários museus e institutos culturais do mundo.

“German Lorca se transforma em saudade” é o título de matéria escrita pela jornalista Amanda Rigamonti, então integrante da equipe de Comunicação do Itaú Cultural, sobre a morte do fotógrafo. “German Lorca já nos trazia a saudade: com suas imagens, tantas emblemáticas, nos levava a revisitar uma São Paulo há muito extinta, com bondes, girafa no meio de avenida e construções que permitiam ver o horizonte. Ele agora se transforma também em saudade – neste sábado, 8 de maio de 2021, o grande fotógrafo de São Paulo faleceu, aos 98 anos”, segue ela no texto que pode ser revisto neste domingo no site da instituição.

LINKS

  • Exposição German Lorca: mosaico do tempo, 70 anos de fotografia:

https://www.itaucultural.org.br/german-lorca-mosaico-do-tempo-70-anos-de-fotografia

  • Saída fotográfica: 

https://www.itaucultural.org.br/veja-fotos-da-saida-fotografica-relacionada-a-retrospectiva-de-german-lorca

  • Depoimento de Lorca sobre o Foto Cube Bandeirantes:

https://www.itaucultural.org.br/moderna-para-sempre-german-lorca https://www.youtube.com/watch?v=BHGDpDrIao4

  • Exposição na plataforma Google&Arts: 

Fotografia modernista brasileira https://www.itaucultural.org.br/fotografia-modernista-brasileira-exposicao-virtual-itau, disponível no Google Arts & Culture,

  • Matéria sobre German Lorca e seu amor pela fotografia:

https://www.itaucultural.org.br/german-lorca-uma-declaracao-de-amor-a-fotografia

  • Matéria obituário:

https://www.itaucultural.org.br/secoes/noticias/german-lorca-morre-transforma-saudade

  • Verbete na Enciclopédia Itaú Cultural: 

https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa21819/german-lorca

Itaú Cultural 

www.itaucultural.org.br  

www.twitter.com/itaucultural  

www.facebook.com/itaucultural  

www.youtube.com/itaucultural