Agenda 2 anos atrás | Redação

Exposição Caminhos Cruzados – Alegorias do Recife que fundou Nova York

A mostra foi montada a partir das fotos do enredo da Portela, mas as imagens não seguem estritamente a ordem do desfile realizado no Sambódromo

por Revista FHOX

No dia 11 de setembro, a Galeria Olido, localizada no centro de São Paulo, recebe a exposição fotográfica Caminhos Cruzados – Alegorias do Recife que fundou Nova York, que é inspirada no livro do jornalista Paulo Carneiro, Caminhos Cruzados, A vitoriosa saga dos Judeus do Recife no século 17, da Espanha à fundação de NY.

Cruzando três linguagens distintas (literária, carnavalesca e fotográfica) em torno de um mesmo tema, os fotógrafos  Alexandre Paes Leme Durão, Juliana Dias e Júlio César Guimarães (que figura com apenas uma foto) registram os diferentes momentos da apresentação da escola de samba Portela. A curadoria das imagens foi feita pelo fotógrafo Alexandre de Paulo.

Caminhos Cruzados
Foto: Alexandre Durão

Atentos ao conjunto, mas com extrema devoção à força do detalhe, os fotógrafos apresentam uma coletânea com 24 imagens. Todas as fotos se equivalem em importância. Ainda assim, a combinação de fatores que habitam a dinâmica do ofício nos leva a dar relevo às fotos da exposição.

“Essa exposição foi montada a partir das fotos do enredo da Portela, mas as imagens não seguem estritamente a ordem do desfile realizado no Sambódromo. A ideia central foi dar às fotografias a sequência que melhor favorecesse a narrativa  descrita no livro Caminhos Cruzados e adaptada livremente pela carnavalesca Rosa Magalhães para a coreografia”, conta o curador Alexandre de Paulo.

A exposição Caminhos Cruzados – Alegorias do Recife que fundou Nova York segue em cartaz até o dia 7 de outubro e tem entrada gratuita.

Caminhos Cruzados
Foto: Alexandre Durão

Serviço: Exposição Caminhos Cruzados – Alegorias do Recife que fundou Nova York

Data: de 11 de setembro a 7 de outubro de 2018

Horário: De segunda a sexta, de 10h às 20h. Sábados, domingos e feriados: das 13h às 20h

Local: Galeria Olido

Endereço: Avenida São João 473, Centro, São Paulo

Entrada franca – Para maiores informações: (11) 3331-8399 ou (11) 3397-0171