Exposições 3 semanas atrás | Thalita Monte Santo

Hudson Rodrigues apresenta a exposição Bambas, no MIS

Uma exposição que retrata a resistência da negritude brasileira nas cenas cotidianas vividas pelo fotógrafo

por Revista FHOX

Observar as fotografias de Hudson Rodrigues é quase como estar presente em cada cena congelada. O fotógrafo consegue nos colocar dentro da imagem de maneira única, seja pela composição, seja pela humanidade que consegue retratar.

Rodrigues recentemente inaugurou sua exposição Bambas, no Museu da Imagem e do Som (MIS), que reúne fotografias de familiares e pessoas negras que cruzaram seu caminho ao longo dos anos. Nas imagens, o fotógrafo faz questão de trazer a tona todo o protagonismo dos fotografados.

Bambas

A mostra, que compõe o projeto Nova Fotografia 2018,  pode ser conferida até o dia 09 de dezembro, no espaço Nicho do Museu.

Paulistano, Hudson Rodrigues nasceu em Americanópolis, um bairro pobre da capital. Cresceu dentro de uma “família preta, em uma casa de bambas, onde se tocava samba com muito respeito”, descreve ele, que é ainda um dos grandes nomes da fotografia de rua atual.

Leia também: Faltam poucos dias para o Cabine Photoshow

“Há mais ou menos três anos comecei a me interessar pelo meu passado e pelas pessoas pretas e assim, meio que sem querer, comecei a fotografar os “bambas” – pretos da rua e da minha família. Estudava alguma situações na minha cabeça poses e jeitos, algo que nos representasse, sem perder o fio natural de ser e de sentir. Fotografei meu primo um menino preto, cheio de vontade da vida, minha tia cansada sentada no sofá. Algumas festas que eu frequentava se tornaram um laboratório de observação. E assim começou uma pequena descoberta: o processo já estava ao meu redor, fotografei o que me cercava”, conta Hudson sobre como iniciou o ensaio, no site do MIS.

Vale a pena conferir e conhecer mais sobre o trabalho de Hudson Rodrigues, tanto através de suas redes sociais (Facebook | Instagram) quanto indo visitar sua exposição, que tem a entrada é gratuita.

Confira aqui algumas das imagens que estão na mostra:

Bambas
Foto: Hudson Rodrigues
Bambas
Foto: Hudson Rodrigues
Bambas
Foto: Hudson Rodrigues
Bambas
Foto: Hudson Rodrigues
Bambas
Foto: Hudson Rodrigues
Bambas
Foto: Hudson Rodrigues

Nova Fotografia – Bambas, de Hudson Rodrigues
Duração: 26 de outubro a 9 de dezembro de 2018
Horários: Terça a sábado das 12h às 20h; domingos e feriados das 11h às 19h
Endereço: Avenida Europa, 158 – Jardim Europa, São Paulo – SP