Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Arte na Fotografia: bons motivos para assistir ao primeiro reality show de fotografia do Brasil

23319147_151426808804105_7376686604186177470_n

A FHOX assistiu na última sexta ao primeiro episódio de Arte na Fotografia no canal Arte 1 (Band). O programa vai durar 8 episódios e conta com 6 participantes. Os mentores são Eder Chiodetto e Claudio Feijó. Com apresentação da atriz e cantora Thalma Freitas.

A FHOX listou os motivos para vocês assistir e os muitos acertos da nova atração:
Proposta completa – o mote de ajudar os fotógrafos a encontrarem seus estilos e o julgamento de um trabalho fotográfico completo é muito interessante. Duas tarefas, sendo que a última é um desafio final. A interação entre os fotógrafos e os mentores e o convidado mostrou-se harmoniosa e com muitas informações úteis para quem atua ou pensa em atuar na fotografia. Sempre mostrando os resultados fotográficos do que eles fizeram para o espectador ver. Aliás, nem precisa ser profissional. Trata-se de um programa gostoso de assistir até para quem curte clicar só pelo prazer de fotografar. E isso deixa Arte na Fotografia mais leve e agradável de ver.

22814216_149418259004960_5430316405557042089_n
Impressão – logo no primeiro episódio, os mentores avaliaram as fotos impressas dos fotógrafos participantes. Algo que demonstra a importância do papel para avaliar as criações de cada fotógrafo. E valoriza essa mídia como suporte perfeito para avaliar os trabalhos em cada tarefa. Ponto para o Arte na Fotografia por valorizar a foto no papel.

viewimage-3
Os participantes – 6 fotógrafos com perfis diversos que parecem estar em diferentes níveis da carreira e com formações distintas. Um mais fotojornalista, uma fotógrafa de moda, outra mais artista e assim vai. Mostrar essa variedade de estilos enriquece a pauta e deixa o programa e os desafios muito mais ricos em informações e conteúdo. E ainda existe a chance de você se identificar com os diferentes perfis ali presentes dos fotógrafos Camila Kinker, Daniela Ometto, Luan Batista, Rafael Aguiar, Yve Louise e Julio Cesar.

>> Arte na Fotografia: o primeiro reality show da fotografia brasileira

Os mentores – Dois nomes reconhecidos e respeitados no meio. Profissionais que dominam a fotografia e que com trajetórias diferenciadas. Poder ouvir os ensinamentos e as avaliações é de um aprendizado e tanto. Quem assistiu ao primeiro programa sabe do que estamos falando. Claudio Feijó e Eder Chiodetto mostraram embasamento e elegância nas críticas e nos debates com os participantes e boa interação com o convidado, Juan Esteves.

viewimage-4

O convidado especial – Chamar grandes nomes da fotografia para julgar e passar missões é uma bela ideia. Um acerto e tanto. No primeiro programa, Juan Esteves falou de Lewis Hine e a relação daquela tarefa de retratos em um ambiente de fábrica. Um pouco de aula da história da fotografia e de poder ver como os participantes absorveram a tarefa dentro da proposta apresentada. A cada programa essa será uma ótima oportunidade de ouvir grandes mestres da fotografia brasileira em diferentes estilos. Nos próximos, os convidados ilustres serão Gal Oppido, Bob Wolfenson, Zé Takahashi entre outros grandes mestres.

Duração e edição – direta e sem ser cansativa. Arte na Fotografia acertou no tom da edição e na direção. Com quase uma hora de duração, mas sem ser cansativo. Tempo perfeito para quem curte fotografia. As duas provas do primeiro episódio passaram rapidamente, bom sinal.

23130526_149977728949013_280741890234312803_n

Na Web – O canal ouviu todo mundo que não tem TV a cabo e vai postar os episódios no site. Assista aqui: http://arte1.band.uol.com.br/ 

O teaser do segundo episódio com o convidado especial Bob Wolfenson.

O que poderia ser (ainda) melhor na visão da FHOX. Mas que não compromete:

O prêmio – a ideia de ganhar um kit com equipamento completo e de ser o grande vencedor já é valiosa. Mas bem que poderia ter outros itens na premiação. Sem necessariamente envolver grandes valores. Caso de exposição fotográfica, por exemplo. Claro, a possibilidade de uma viagem e algum valor em dinheiro adicionaria mais valor para o grande vencedor e percepção de valor adicionado também para o público.

22851812_149412082338911_6150052346079037761_n
Eliminação – a decisão de não eliminar em cada episódio foge do padrão dos reality shows voltados para profissões (caso do masterchef e outros). Não mandar alguém para casa porque não cumpriu as tarefas reduz a tensão no final das tarefas. Um momento que teoricamente é o clímax e os espectadores gostam de torcer e ver quem vence ou (torcer contra) quem vai para casa. Mais do que isso, dá um certo teor de urgência de que se errar está fora e gera mais um item de suspense que costuma agradar quem assiste.

Enfim, o nível da produção é alto e os ajustes devem ocorrer no tempo. O que dá orgulho é ver um programa bem feito valorizar a fotografia com um reality show de fotografia autoral pela vez na televisão brasileira. Parabéns aos envolvidos.

arte-na-fotografia-reality-show-canal-arte1-440x294
Arte na Fotografia é uma coprodução do canal Arte 1 com a Cine Group. Bela iniciativa que finalmente promove a fotografia autoral com uma produção de alto nível e composta por um time de referências do mercado fotográfico.
Arte na Fotografia será todas as sextas no canal Arte 1 sempre às 20:30. Com reprises aos sábados, às 14h; domingos, às 10h; terça-feiras, às 19h30; e sexta-feiras às 12h.
Arte 1 é o canal para quem gosta de arte e que pode ser visto nas seguintes redes de tevê (cabo) – Claro TV (553), GVT (84), Net (553), Oi TV (31), Sky (81), Vivo TV (102 cabo e 555 satélite) e operadoras independentes. http://arte1.band.uol.com.br/