Eventos 4 anos atrás | Diogo Amorim

Ambos&& apresenta suas interatividades de museus na FITIC

Rostos rastreados ganham emojis e óculos de realidade virtual transportam visitantes para produções da startup

por Revista FHOX

FITIC

Especializada em produzir instalações educativas para museus unindo design, arte, tecnologia, educação e experiência, a Ambos&& participa da FITIC – Feira Internacional de Tecnologia e Inovação – entre os dias 15 e 18 de dezembro, no São Paulo Expo.

O estúdio criativo está sediado na incubadora da PUC-Rio e é dirigido por Barbara Castro e Luiz Ludwig. Ele irá proporcionar duas interatividades aos visitantes da maior feira de tecnologia da América Latina, além de apresentar a concepção e resultados da instalação “Meu Rio Hackeado”, do Museu do Amanhã.

Com o uso do sensor Kinect, o rosto do visitante é rastreado, semelhante ao que o Snapchat faz, e reconhecido em mais de mil pontos para ganhar aplicação de emojis de acordo com algumas expressões dos visitantes.

“É a primeira vez que estamos levando o Facetracking ao público, desenvolvido durante nossas pesquisas de tecnologias emergentes e atuais”, conta Barbara Castro, sócia da Ambos&& e doutoranda pela UFRJ. “É um experimento rápido e divertido sobre a forma como expressamos nossas emoções”, completa.

Há também uma experiência imersiva com os óculos de realidade virtual 360º, o Samsung Gear VR, onde o público será transportado para conhecer trabalhos realizados para museus e centros culturais, incluindo a sala interativa para a exposição “Bracher: Pintura e Permanência”, a videodança da instalação interativa “P.O.E.M.A” da coreógrafa Regina Miranda exposta no Oi Futuro Flamengo, e a instalação “Caixa Climática” apresentada no SESC Madureira, por exemplo.

Dados da instalação ‘Meu Rio Rackeado’ do Museu do Amanhã

A partir dos dados gerados pela instalação interativa “Meu Rio Hackeado”, o público está ganhando o poder de opinar sobre os desejos para os bairros do Rio de Janeiro e perceber que outras pessoas sentem o mesmo, reforçando o vínculo afetivo.

A concepção e os resultados desse trabalho serão apresentados, além da FITIC, em três eventos no Rio. Dia 16 de dezembro, no Museums Show Off no Oi Futuro em palestra de Luiz Ludwig para profissionais e pesquisadores de museus; e dia 17 de dezembro, no Museu do Amanhã, em palestra de Barbara Castro para o público em geral, na comemoração de 1 ano do Museu.