Eventos 3 anos atrás | Diogo Amorim

1º Valongo Festival Internacional da Imagem começa na próxima quarta-feira, em Santos

Serão cinco dias de exposições, debates e encontros. Laia Abril, Federico Rios Escobar, Oscar Muñoz, Juan Valbuena, Gabriel Mascaro, Roberto Huarcaya, Araquem Alcântara, Bob Wolfenson, Mano Brown e Miguel Machalski estão entre os convidados

por Revista FHOX

valongoAquecendo as turbinas para a primeira edição, o Valongo Festival Internacional da Imagem começa nesta quarta-feira, dia 12, no maior porto da América Latina, em Santos​ ​​(SP). A programação será aberta às 16h, na Oficina Cultural Pagu, no bairro do Valongo. A coordenação é de Iatã Cannabrava e Thamyres V. Matarozzi.​

Horácio Fernandez (PhotoEspaña) é o curador de exposições, que traz nomes como: Cássio Vasconcellos, Juan Valbuena, Federico Rios Escobar, Alejandro Chaskielberg, Oscar Muñoz e Roberto Huarcaya, entre quase uma centena de convidados.

Entre os artistas que irão compor mesas de debates e reflexões, com curadoria de Thyago Nogueira (editor da revista ZUM e do Instituto Moreira Salles), destaque para Oscar Muñoz, Laia Abril, Paz Errazuriz, Tatewaki Nio e Felipe Russo. Nos workshops, nomes como Araquém Alcântara, Bob Wolfenson, Claudio Edinger, Coletivo Vibrant, Coletivo Garapa, Tuca Vieira, Letícia Ramos, Thelma Guedes, Newton Canito, Walter Costa e Ivan Padovani.

Conhecida pela idealização e organização da Feira Plana, Bia Bittencourt fará uma edição especial no Valongo. O Festival fechou ainda projetos sociais com o Instituto Querô, de Santos, que comemora 10 anos, Cidade Invertida, Mobgraphia e Coletivo Rolê.

Iniciando cada mesa, nos cinco dias de debate do Festival, serão apresentadas sessões de Pecha-Kucha – formato de exibição conciso em que imagens são projetadas – sendo uma delas por Jordi Burch. O nome é um termo japonês, equivalente ao “bate-papo”, em português.

Toda a programação acontecerá em quatro quarteirões ocupados no bairro do Valongo, com entrada gratuita​. Já os workshops seguem uma política de ocupação que prevê preços baixos, bolsas de estudo 100% e parciais, de acordo com a necessidade de cada público.

Serviço

O que
Valongo Festival Internacional da Imagem
Outras infos

Programação completa no site

As informações acima são de responsabilidade do estabelecimento e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.