Conheça o Mercado FHOX! O marketplace especializado no mercado de fotografia e imagem!


11º Festival de Fotografia de Tiradentes volta à cena cultural a todo vapor

Tiradentes, MG Foto de Eugenio Savio Autorizada a publicação apenas na divulgação do Festival de Fotografia de Tiradentes 2022

O evento, que ocorre entre 16 e 20 de março, traz exposições, lançamento de livros, palestras e projeções

O Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta – chega a sua décima primeira edição entre os dias 16 e 20 de março. Reafirmando sua trajetória no cenário artístico-cultural brasileiro, o evento retoma suas atividades, após dois anos de recuo devido à pandemia de Covid-19, com obras de mais de 500 artistas.

De acordo com Eugênio Sávio, idealizador do Festival, a retomada do evento se dá graças à união de organizadores e artistas e o desejo de levar arte ao público. “Sabemos que o Festival de Fotografia de Tiradentes é importante para quem admira a arte e a fotografia, além de proporcionar um passeio por uma das regiões mais atrativas de Minas. Essa edição traz a alegria do reencontro e a proposta de mais uma vez pensar o mundo por meio da fotografia”, realça.

Para a edição 2022, Tiradentes será mais uma vez palco do intercâmbio de experiências entre fotógrafos amadores e profissionais, reunindo no centro histórico da cidade, seguindo todos os protocolos sanitários de combate ao coronavírus, exposições, debates, projeções fotográficas, lançamentos de livros e atividades educativas.

Como tema central, a cosmopolítica, pensamento filosófico que transcende as fronteiras geográficas e que considera a humanidade e os outros seres da Terra em seus múltiplos mundos. Uma ecologia politica do cosmos, que repercute e traz luz aos diversos pensamentos e práticas presentes na fotografia contemporânea.

Sob a curadoria de João Castilho e Pedro David, a exposição Cosmopolíticas reúne obras de artistas brasileiros que trabalham com fotografia em torno do tema de uma política da natureza que ocorra através dos corpos, das ausências e dos territórios. Segundo os curadores, a mostra é uma reflexão importante da fotografia contemporânea. “Para ser feito, o cosmos precisa a todo momento ser refeito. Ele é criado a partir das relações. Nessa política, todo outro, de qualquer espécie ou natureza, deve ser reconhecido como uma alteridade significativa”, explicam.

Participam da mostra: Araquém Alcântara, Bárbara Lissa e Maria Vaz (Duo Paisagens Móveis), Breno Rotatori, Denilson Baniwa, Eustáquio Neves, Francilins, Gilvan Barreto, Julia Baumfeld, Luisa Dörr, Paulo Nazareth, Tuane Eggers, Selvagem Ciclo de Estudos.

Outro destaque é a mostra de Cristiano Mascaro, fotógrafo de cidades, que trabalha a memória urbana com inquietante precisão e complexidade. A mostra do artista no Festival é um recorte da exposição O Que os Olhos Alcançam, realizada no Sesc São Paulo, em 2019, que resulta de sua busca incansável em dar visibilidade aos pequenos atos ordinários de luz e do movimento das pessoas nos espaços públicos.

Uma parceria inédita com o Rotterdam Photo Festival, Festival de Fotografia do Reino dos Países Baixos, apresentará, pela primeira vez, uma projeção audiovisual resultado a convocatória do projeto O Urbano entre a Realidade e a Utopia. A lista final contempla 179 artistas de diversas nacionalidades e regiões do Brasil, que trouxeram suas próprias abordagens sobre o tema proposto.

Ademais, outras 14 exposições compõe a edição 2022. Serão lançados ainda 62 fotolivros, além de projeções e palestras. O Festival de Fotografia de Tiradentes é realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem patrocínio da CBMM e do Itaú. A programação completa pode ser conferida no site: fotoempauta.com.br/festival2022

11º Festival de Fotografia de Tiradentes

Realização: Lei Federal de Incentivo à Cultura

Ministério do Turismo – Governo Federal | Ordem e Progresso

Patrocínio: CBMM e Itaú

Data: de 16 a 20 de março de 2022

Local: Centro Cultural Yves Alves, Rua Direita, nº168 – Tiradentes/MG

Site: fotoempauta.com.br/

Instagram: @fotoempauta